O presidente americano, Donald Trump, apresentará nesta segunda-feira (19) um plano de luta conta os opioides, que prevê a pena de morte para traficantes de certos tipos de drogas.
— O Departamento de Justiça pedirá a pena de morte para os traficantes de drogas quando for possível em virtude das leis existentes — disse no domingo (18) um alto funcionário da Casa Branca, ao apresentar as linhas gerais deste plano. Consultado sobre os casos concretos em que a pena de morte seria aplicada, o funcionário foi evasivo.
Trump apresentará os detalhes de seu plano durante um discurso em Manchester, New Hampshire, Estado duramente castigado pelo que o presidente chama de "flagelo".
A luta contra a dependência em opioides, um problema de saúde pública nos Estados Unidos, é considerada uma prioridade por Donald Trump. Em 2016, os Estados Unidos registraram 64 mil mortes por overdose, a maioria vinculada ao consumo de drogas à base de ópio. Esta categoria de entorpecentes abrange remédios analgésicos, vendidos com receita, como o oxycontin e o fentanil, assim como a heroína misturada a substâncias sintéticas.
No começo de março, durante a reunião na Casa Branca, Trump assegurou que os países que aplicam a pena de morte aos traficantes têm "muito menos problemas com as drogas" que os Estados Unidos.
— Precisamos de firmeza (...) Vamos ser muito firmes com as penas — disse.
* AFP