Milhares de pessoas se reuniram nesta quarta-feira no emblemático bairro de Chueca, em Madri, para o início das festividades do WorldPride, o grande encontro mundial do orgulho gay, que acontece até domingo na capital espanhola.
– Gostamos de como somos, das nossas plumas, nossas cores, nossa capacidade de fazer da festa uma reivindicação e da reivindicação uma festa – disse à multidão o jornalista venezuelano Boris Izaguirre.
A festa desta quarta-feira terminará com um show da cantora americana Ultra Naté, famosa por sucessos como Free e If You Could Read My Mind.
Leia mais:
Parlamento alemão deve votar sobre legalização do casamento gay
Declaração de Stephen Hawking sobre futuro da humanidade foi mal interpretada, dizem pesquisadores
Governo francês dá pontapé inicial em reforma trabalhista
Pouco antes dos discursos, centenas de pessoas realizaram uma concentração alternativa, o "Orgulho Crítico", no bairro de Lavapiés, para denunciar a "mercantilização" do WorldPride.
– O WorldPride se tornou muito comercial, explorado pelas empresas, as marcas (...) e normativa demais. Aqui, é mais reivindicativo, pela causa feminista, a questão transexual – disse Daud, um professor de francês de 36 anos.
– Neste Orgulho Crítico não se vê só o homem gay branco. Queremos conseguir a visibilidade de coletivos invisibilizados, como os bissexuais e transexuais – acrescentou Raúl, de 16 anos.
Alguns dos destaques da programação do evento oficial são o concurso de Mr. Gay Espanha, na sexta-feira, e o show do cantor austríaco Conchita Wurst, a drag queen barbuda que venceu o concurso Eurovision em 2014, no sábado à noite.
O grande momento será a marcha de sábado à tarde pelo Paseo del Prado, uma das principais avenidas do centro de Madri, que deve reunir um milhão de pessoas, em uma cidade de 3,1 milhões de habitantes.
A prefeitura, que pendurou uma bandeira colorida na sua fachada em apoio à comunidade LGBT, estima que mais de dois milhões de pessoas participarão das atividades do WorldPride, de 23 de junho a 2 de julho.
Esta é a 5ª edição do evento. A última foi em 2014, em Toronto, e Nova York receberá o evento em 2019.