Poucos minutos após Hillary Clinton discursar no palco organizado pelos democratas em Nova York, Barack Obama foi aos jardins da Casa Branca falar com a imprensa. Em seu primeiro discurso após a derrota de Hillary para Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, Obama indicou que Trump deve iniciar sua gestão à frente de um "país mais forte do que o que existia anos atrás" e que está torcendo pelo sucessor.
Obama falou em transição e afirmou que ele e sua equipe estão empenhados para que o processo ocorra da forma mais pacífica possível. O atual presidente também tentou acalmar os ânimos dos eleitores que votaram em Hillary:
– Temos diferenças grandes, mas lembrem: oito anos atrás eu e Bush tínhamos diferenças também – relembrou. – Não somos democratas ou republicanos, mas americanos, em primeiro lugar. Somos patriotas em primeiro lugar. Todos queremos o melhor para este país.
Leia mais
Acompanhe os desdobramentos da eleição nos Estados Unidos
"É doloroso e vai ser por um bom tempo", diz Hillary em discurso
O presidente Barack Obama afirmou ter se sentido animado com o tom conciliador do discurso de Donald Trump após a vitória do republicano na disputa pela Casa Branca.
– É o que ouvi do discurso de Trump. É o que ouvi quando falei pessoalmente com ele. Eu me senti animado com isso – afirmou ainda.
Além de desejar sucesso ao recém-eleito presidente, Obama também elogiou a candidatura histórica da democrata Hillary Clinton.
– Tenho orgulho dela.
O atual presidente americano finalizou seu discurso fazendo um apelo aos jovens, para que mantenham o entusiasmo.
*Zero Hora e AFP