Durante o discurso de Hillary Clinton, candidata democrata derrotada nas eleições nos Estados Unidos, realizado na tarde desta quarta-feira, a ex-presidente Dilma Rousseff utilizou sua conta oficial no Twitter para escrever uma série de frases sobre o pleito americano, que deu ao republicano Donald Trump o comando da Casa Branca pelos próximos quatro anos.
Leia mais:
"É doloroso e vai ser por um bom tempo", diz Hillary em discurso
Vitória de Trump não deve mudar relação EUA-Brasil, dizem analistas
Trump vai presidir um país mais forte, diz Obama em discurso
No primeiro de uma série de seis tuítes, a petista faz uma reflexão sobre o sistema político que tem a democracia como base:
"A democracia é um sistema que prevê ganhadores e perdedores nas eleições diretas", escreveu.
Dilma também usou a rede social para dar uma alfinetada nos opositores que articularam o processo de impeachment que culminou no afastamento definitivo dela da Presidência no fim de agosto deste ano:
"A tradição de um democrata é reconhecer a derrota, e ñ articular um processo golpista de impeachment sem medir as consequências p/ seu país", tuitou.
A ex-presidente também analisou o discurso de derrota de Hillary Clinton reforçando que a democrata aceitou o revés mesmo com o sistema eleitoral americano, onde o candidato que atinge o maior número de votos válidos não é quem necessariamente vence a disputa.
"@HillaryClinton mostra o espírito digno de uma liderança de tradição democrática. Mesmo tendo maioria nas urnas, aceitou as regras da disputa eleitoral, reconhecendo a vitória de Donald Trump no colégio eleitoral".
"Na democracia o que importa é o respeito às regras do jogo", disse Dilma em seu último post sobre a eleições nos EUA.
*Zero Hora