O candidato republicano, Donald Trump, evitou se comprometer no último debate desta quarta-feira, em Las Vegas, sobre se aceitará o resultado das eleições presidenciais do dia 8 de novembro nos Estados Unidos. O republicano alegou que estudará a questão quando chegar a hora.
– Verei isso no momento oportuno, mas o que vi até agora é muito ruim – desconversou Trump.
Leia mais:
Trump põe em risco princípios democráticos ao lançar dúvidas se aceitará resultado da eleição
Trump sofre pressão de partido para retirar candidatura a presidente
Hillary aumenta vantagem sobre Trump, indica nova pesquisa
O republicano vem insistindo nos últimos dias que as eleições estão sendo "manipuladas" para garantir a vitória de sua oponente, a democrata Hillary Clinton. Na visão de Trump, a imprensa é um dos problemas mais graves.
– A imprensa é tão desonesta e tão corrupta, e envenenaram a mente dos eleitores. Felizmente, acho que os eleitores estão vendo além – declarou.
Por sua vez, Hillary Clinton disse se sentir "horrorizada" de ter diante dela um adversário em uma campanha eleitoral que não acredita no sistema eleitoral.
– Vamos ser claros sobre o que ele está dizendo e o que isso significa. Ele está denegrindo e levando nossa democracia para baixo. Eu me sinto horrorizada que alguém que seja candidato por um dos dois maiores partidos do país adote uma posição como essa – atacou a democrata.
– Essa não é a forma como nossa democracia funciona – declarou Clinton, apontando que os candidatos "aceitam os resultados, mesmo quando não nos agrada. É o que devemos esperar de qualquer um que esteja nesse debate".
Diante da insistência do moderador sobre se aceitará os resultados, em caso de derrota, Trump voltou a responder de forma lacônica:
– Manterei você em suspense, ok?– Isso é assustador – insistiu Hillary.
Depois de Trump usar declarações do ex-adversário da democrata nas prévias do partido, o senador Bernie Sanders, e de seu chefe de campanha John Podesta contra a própria Hillary, ela rebateu:
– Você deveria perguntar a Bernie Sanders quem ele está apoiando.
– Ele disse que você é a pessoa mais perigosa para disputar a presidência na história moderna da América. Eu acho que ele está certo – completou, encerrando um duro debate sobre a adequação e capacidade de cada um para servir como presidente.
Eleições americanas
Em último debate, Trump se recusa a dizer se respeitará resultado da eleição nos EUA
Pesquisa CNN/ORC apontou que 52% consideram Hillary vencedora do confronto em Las Vegas
AFP
GZH faz parte do The Trust Project