Pelo menos três policiais foram mortos na manhã deste domingo em um tiroteio em Baton Rouge, na Louisiana (EUA), onde a morte de um jovem negro pelo polícia no início de julho provocou uma onda de indignação e manifestações. Outros três estariam feridos, segundo as autoridades locais.
Por volta das 9h deste domingo (11h em Brasília), a polícia atendeu a um chamado sobre um homem "andando com um rifle de assalto" na rua. Quando os policiais chegaram, o homem abriu fogo, segundo a rede de televisão CNN. Além dos três policiais mortos, há informação de que outros três foram gravemente feridos.
Segundo um oficial da prefeitura, a cena do crime ainda está "ativa", mas "contida". Um suspeito foi morto pela polícia próximo a uma loja de conveniência e um robô foi enviado para procurar por explosivos dentro do estabelecimento.
No momento, a polícia monta barreiras e colocou parte do seu efetivo na busca de outros dois suspeitos de terem participado do tiroteio. Ainda não se sabe a razão do ataque.
VÍDEO: abaixo, veja o momento dos tiros
– Este é um ataque inexplicável e injustificado a todos nós, em um momento em que precisamos de unidade e cura – declarou John Bel Edwards, governador da Louisiana.
O ataque deste domingo nos Estados Unidos ocorre nove dias após a tragédia de Dallas. No dia 8 de julho, cinco policiais foram mortos e nove pessoas ficaram feridas a tiros durante um protesto contra excessos das forças policiais envolvendo cidadãos afro-americanos. Dois franco-atiradores dispararam contra 10 policiais e a ação gerou pânico entre a população e deixou diversas marcas nas fachadas dos arranha-céus do centro da cidade.
As demonstrações de indignação, revolta e ataques como o de Dallas foram motivadas após o assassinato do vendedor ambulante negro, Alton Sterling, de 37 anos, atingido por tiros de policiais em um estacionamento de um centro comercial na cidade de Baton Rouge, Louisiana. O caso agora é alvo de uma investigação federal. Em Minnesota, outro cidadão negro, Philando Castile, foi alvo de tiros da polícia dentro de seu carro. Ele havia estacionado e estava acompanhado de sua namorada e enteada, de quatro anos.
* Aguarde mais informações