No único debate ao vivo e televisionado da campanha eleitoral na Alemanha, a chanceler Angela Merkel foi desafiada ontem por Peer Steinbrueck, do Partido Social Democrata (PSD). O oposicionista acusou a conservadora Merkel de esmagar os países do sul da Europa com a austeridade fiscal, justificando que estratégia da alemã para enfrentar a crise do euro falhou.
- Você votou por tudo - disse Merkel, sorrindo para o rival, sustentando que o partido de Steinbrueck apoiou as políticas nos últimos anos.
Merkel, que busca um terceiro mandato nas eleições parlamentares de 22 de setembro, sustentou que o país tem mais pessoas empregadas do que nunca e que é uma "âncora de estabilidade".
Na última sexta-feira, uma pesquisa de opinião da Deutschlandtrend apontava os conservadores de Merkel com 41% das intenções de voto, a frente dos sociais democratas, com 26% e os verdes, com 11%.
No seu primeiro mandato, Merkel liderou uma grande coalizão entre os conservadores e o PSD, seus tradicionais rivais. Em 2009, abriu mão dos SPD pelos atuais parceiros, os Democratas Livres, que agora teriam apenas 5% dos votos.