Uma pessoa morreu e 17 ficaram feridas neste sábado em um acidente com um trem que transportava produtos químicos perto de Gand, na Bélgica, segundo um novo registro corrigido fornecido no início da noite pelas autoridades locais. O governador da província de Flandres, Jan Briers, havia indicado duas mortes e quatorze feridos mais cedo. Os dezessete feridos foram hospitalizados, vítimas de intoxicação. Uma investigação foi aberta para determinar as causas da morte da 18ª vítima.
O acidente aconteceu durante a madrugada, por volta das 2h locais, entre as localidades de Schellebelle e Wetteren. Seis dos treze vagões do trem descarrilaram e dois viraram.
O choque provocou uma explosão e o fogo se propagou por centenas de metros. As imagens filmadas por um morador e exibidas na televisão são espantosas. O fogo atingiu três tanques transportando acrilonitrilo, uma substância tóxica. As autoridades acionaram o plano de desastre e evacuaram cerca de 300 moradores.
Os bombeiros decidiram deixar queimar os vagões de uma maneira controlada porque a água poderia provocar a incidência de fumaça tóxica. O fogo estava sob controle no final da manhã, mas como medida de precaução, as autoridades orientaram os moradores a manter suas janelas e portas fechadas.
As causas do acidente ainda não foram determinadas. Os vagões descarrilaram em um trecho de mudança de trilhos depois que o trem passou por uma área em obra. O trem vinha da Holanda e tinha como destino Gent-Zeehaven, o porto de Ghent.
O tráfego ferroviário foi interrompido entre Schellebelle e Wetteren e só deve ser normalizado dentro de dois dias. A empresa de transporte ferroviário anunciou que disponibilizará ônibus para passageiros e condutores de trens.