Mais 68 casas temporárias foram entregues nesta quinta-feira (31) pelo governo estadual a vítimas da enchente de maio. Em Triunfo, na Região Carbonífera, 48 famílias receberam as chaves das unidades habitacionais e, em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, mais 20. Nessa última cidade, 40 moradias devem ser entregues, no total.
Somadas as unidades já ocupadas em Encantado, Cruzeiro do Sul e Estrela, no Vale do Taquari, o programa A Casa É Sua – Calamidade já inaugurou 212 lares temporários desde agosto. Ao todo, serão 500 residências desse modelo em nove municípios.
Os atos desta quinta foram conduzidos pelo governador Eduardo Leite e o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes. Em Triunfo, a ação permitiu a desativação do último abrigo coletivo da cidade.
— Nós temos 95 municípios que entraram em situação de calamidade e mais 350 em estado de emergência. Em diversos deles a demanda habitacional é gigantesca. Nós sabemos que leva tempo até construir casas definitivas, por isso endereçamos a solução das moradias provisórias. Elas têm a qualidade de casas definitivas, apenas são menores — disse o governador.
A instalação das casas resulta de uma parceria entre o Estado e os municípios, que devem entrar com contrapartidas, como a instalação de redes de água, esgoto e energia elétrica.
O investimento no projeto chega a R$ 66,7 milhões. O Executivo estadual também reservou R$ 58,7 milhões para a construção de 422 casas definitivas em 11 municípios.
Próximas entregas
As casas temporárias são destinadas, preferencialmente, a municípios que ainda possuem pessoas em abrigos e/ou recebendo aluguel social. As próximas entregas devem ser realizadas em São Jerônimo e Arroio do Meio. São Leopoldo, que receberá 60 casas, está na fase final de preparação do terreno. Os municípios de Cruzeiro do Sul e Encantado estão viabilizando um novo local para receber mais 50 unidade cada um.