O diretor-presidente da CEEE Equatorial, Riberto José Barbanera, afirmou, na noite desta quinta-feira (24), que a previsão é de que a energia elétrica aos clientes seja normalizada entre o final da tarde desta sexta e o sábado. Na região de abrangência da concessionária, 131 mil pontos estavam sem energia elétrica por volta das 22h30min, após o Estado ser atingido por um temporal. A atualização foi feita ao vivo no programa Estúdio Gaúcha, da Rádio Gaúcha.
— Seguiremos trabalhando ininterruptamente, a madrugada toda. Nossa melhor expectativa é de que, no final da tarde de amanhã (sexta-feira), mais tardar no sábado, nós tenhamos essa contingência debelada. Há previsão de vento para amanhã (sexta). Nós estamos preparados para isso, não vamos interromper o nosso serviço de atendimento enquanto essa crise não estiver debelada, podem contar conosco — argumentou Barbanera.
Ele avaliou que a resposta ao evento foi positiva, com restabelecimento de energia, em nove horas, a 50% dos clientes afetados no pico, que chegou a 262 mil.
Em todo o Rio Grande do Sul, além dos 131 mil pontos atingidos na área da CEEE Equatorial, havia 151,8 mil clientes desabastecidos na região da RGE, pelo menos até o final da tarde, quando foi divulgado o último balanço. Na área da RGE, o problema chegou a afetar 291,5 mil pontos.
Atendimento ao cliente
Durante a entrevista ao Estúdio Gaúcha, o diretor-presidente da CEEE Equatorial ainda comentou o problema da falta de retorno e de previsibilidade para os consumidores:
— Nós vamos trocar o nosso sistema de atendimento. Está prevista para o ano que vem a troca desse sistema de atendimento, há contratos associados a isso. O SMS, por exemplo, que é o Luz, é uma tecnologia de 1990, quer dizer, é uma tecnologia literalmente do século passado. Hoje, nós temos outros mecanismos, mas a gente tem alguns contratos herdados da CEEE estatal que estamos investindo muito em tecnologia para melhorar esse atendimento. A ideia é poder até, no sistema futuro, conseguir entender quanto tempo eu estou demorando para atender o cliente e a própria inteligência artificial trazer a previsibilidade.
Mesmo com o protocolo sendo registrado como "atendido", se o problema persistir, a orientação é que os clientes comuniquem novamente nos diferentes canais da concessionária.
Canais de atendimento
CEEE Equatorial
Em caso de emergências elétricas, a CEEE Equatorial solicita que os consumidores entrem em contato por meio dos canais de atendimento:
- Whatsapp: (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos)
- Site: ceee.equatorialenergia.com.br
- Central de atendimento: 0800 721 2333
RGE
Em caso de falta de energia, a RGE orienta que os clientes entrem em contato por meio um dos canais de atendimento:
- SMS: enviar mensagem com o seu código (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350
- WhatsApp: (51) 9 9955.0002
- Site: rge-rs.com.br
- App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
- Call center: 0800 970 0900