Após seis dias de apagão em São Paulo, a Enel Distribuição SP anunciou, nesta quinta-feira (17), que a distribuição de energia foi normalizada para quase todas as residências da Grande São Paulo atingidas pelo temporal da semana passada. As informações são do portal g1.
Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta, o presidente da Enel Distribuição SP, Guilherme Lencastre, informou que cerca de 36 mil clientes ainda estão sem energia, mas que esse número é muito próximo ao de uma operação normal da companhia, em dias sem eventos extremos.
— O que a gente tem hoje são casos registrados a partir do dia 13, mas nenhum registrado nos dias 11 e 12 (imediatamente após o temporal). Pode haver casos específicos e nós vamos avaliar e, nas próximas horas, priorizar os clientes que estão há mais tempo sem energia. Se tem uma reincidência, a gente vai avaliar e atacar também. E entra como no primeiro dia de registro. E a gente volta a fazer o atendimento — completou.
Total impactado
Lencastre corrigiu a informação sobre o número de clientes afetados pelo temporal de sexta (11), que passou para mais de 3,1 milhões de endereços. O número representa 1 milhão de imóveis a mais do que o balanço apresentado por ele no sábado (12), que era de 2,1 milhões.
Segundo o executivo, parte dos clientes teve a energia restabelecida nas primeiras 24 horas.
— Apuramos que o número de clientes interrompidos na verdade são 3,1 milhões de clientes, entre 19h e 23h59min do dia 11. A curva de recuperação foi melhor do que a do ano passado. Tivemos uma mobilização maior e mais rápida. Durante as primeiras 24 horas, tivemos uma recuperação aproximadamente de 79%. Ano passado foi de 58% — disse ele.
O anúncio da normalização da energia ocorreu horas antes do prazo estabelecido pelo Ministério de Minas e Energia e pela Justiça, que determinava que a luz fosse restabelecida em todas as cidades.
Na segunda-feira (14), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o ministério estipularam o limite de três dias para que a concessionária resolvesse os problemas mais graves na Grande SP.
Em uma liminar obtida pela Defensoria do Estado na terça (15), a Justiça de São Paulo também deu um prazo de 24 horas para a Enel restabelecer a energia elétrica aos clientes afetados pelo temporal de sexta-feira (11).
Na decisão liminar, que ainda cabe recurso, o juiz estipulou uma multa de R$ 100 mil por hora em caso de descumprimento.