
O município gaúcho de Torres e o catarinense de Passo de Torres estabeleceram um acordo de cooperação para restaurar a ponte Anita Garibaldi, utilizada por veículos para atravessar o Rio Mampituba. A decisão foi tomada em audiência de conciliação na tarde desta terça-feira (3), mediada pelos ministérios públicos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Uma empresa será licitada pela prefeitura catarinense para montar o projeto e definir o orçamento necessário. Ficou definido que o custo será dividido em 50% para cada município. Uma nova audiência ficou marcada para 12 de novembro, em que se espera que o projeto já esteja pronto para ser debatido.
Além disso, a audiência também repercutiu o fato de veículos que ultrapassam 10 toneladas ainda utilizarem a ponte, mesmo após os municípios instalarem limitadores restringindo o tráfego.
Conforme o assessor jurídico de Passo de Torres, Luiz Fernando Martins, a prefeitura pretende realizar um estudo para aumentar a estrutura de restrições e não descarta a instalação de cancelas no trecho. Já Torres, segundo ele, deve reforçar a fiscalização no local com servidores da prefeitura.