A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou nesta sexta-feira (6) os registros apresentados em relatório preliminar da investigação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) sobre os acontecimentos durante o voo da Voepass que terminou em queda na cidade de Vinhedo (SP), em 9 de agosto, matando 62 pessoas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes.
O relatório registra que "durante o voo em rota, após encontrar condições de formação de gelo, houve a perda de controle da aeronave seguida do impacto contra o solo". O órgão afirma que apresentou somente dados factuais, sem análise, e que ainda é cedo para dizer qual a principal hipótese para a causa do acidente, ou mesmo descartar qualquer possibilidade.
Veja a seguir o que se passou desde que a aeronave modelo ATR 72-500, operada pela companhia Voepass, decolou de Cascavel (PR), com destino a Guarulhos (SP).
Os acontecimentos do voo
Segundo apurado e divulgado pelo Cenipa
- 11h58min5s — avião decola, com pequeno atraso (previsão era 11h40min)
- 12h14min56s — luz na cabine indica formação de gelo junto às asas
- 12h15min3s — piloto aciona sistema que remove gelo da asa
- 12h15min42s — tripulantes comentam sobre falha no equipamento que deveria remover o gelo
- 12h15min49s — sistema de remoção de gelo é desligado
- 12h16min25s — luz que indica formação de gelo junto à asa se apaga
- 12h17min08s — luz que indica formação de gelo junto à asa se acende
- 12h19min13s — luz que indica formação de gelo junto à asa se apaga
- 12h21min — aeronave atinge os 17 mil pés, como previsto no plano de voo
- 12h23min43s — luz que indica formação de gelo junto à asa se acende
- 12h30min05s — luz que indica formação de gelo junto à asa se apaga
- 13h11min02s — luz que indica formação de gelo junto à asa se acende
- 13h12min41s — luz que indica formação de gelo junto à asa se apaga
- 13h12min55s — luz que indica formação de gelo junto à asa se acende
- 13h15min16s — copiloto contata, via rádio, o despachante operacional da companhia aérea no aeroporto de Guarulhos, a fim de realizar as coordenações necessárias para o pouso
- 13h16min25s — enquanto fala com o despachante operacional, o copiloto é chamado por uma comissária pelo interfone. Ele solicita que ela aguarde um momento e prossegue a comunicação com o despachante
- 13h17min20s — luz que indica formação de gelo se apaga. Nesse momento, copiloto está solicitando informações à comissária a fim de transmiti-las ao despachante operacional
- 13h17min32s — luz que indica formação de gelo se acende. Nesse momento, o piloto está informando os passageiros sobre as condições e o horário previsto para o pouso em Guarulhos
- 13h17min41s — sistema de remoção de gelo das asas é acionado
- 13h18min41s — alerta no painel indicando velocidade do avião abaixo do indicado é exibido. Simultaneamente, o copiloto está terminando de repassar informações ao despacho operacional
- 13h18min47s — piloto inicia briefing de aproximação para o pouso. Ao mesmo tempo, controle de aproximação de São Paulo (APP-SP) realiza chamada e o instrui a mudar o rádio para outra frequência
- 13h18min55s — um tom de alarme único é ouvido na cabine. Simultaneamente, ocorre a comunicação com o APP-SP;
- 13h19min7s — sistema de remoção de gelo das asas é desligado
- 13h19min16s — a tripulação efetua chamada na nova frequência de rádio indicada para o APP-SP
- 13h19min19s — o APP-SP solicita que o avião se mantenha a 17 mil pés devido a um tráfego
- 13h19min23s — tripulação responde ao APP-SP que manterá o nível de voo e que está no ponto ideal de descida, aguardando autorização
- 13h19min28s — alerta no painel que indica funcionamento irregular do avião é exibido, juntamente com um tom de alarme único. O alarme é acionado concomitantemente com as trocas de mensagem entre o APP-SP e a tripulação
- 13h19min30s — o APP-SP diz que está ciente e pede para que tripulação aguarde autorização
- 13h19min31s — comando do avião diz que está ciente e agradece
- 13h19min33s — o piloto continua a realizar o briefing de aproximação
- 13h20min00s — o copiloto comenta: “Bastante gelo”
- 13h20min05s — sistema de remoção de gelo da asa é ligado pela terceira vez
- 13h20min33s — o APP-SP autoriza a aeronave a voar para outra posição, mantendo altitude em 17 mil pés e informou que a descida será autorizada em dois minutos
- 13h20min39s — a tripulação confirma compreensão da mensagem anterior e esta é a última comunicação realizada pelos tripulantes antes da queda
- 13h20min50s — a aeronave inicia curva à direita para a proa da posição indicada pelo controlador
- 13h20min57s — durante a curva um alerta para que a velocidade do avião seja aumentada é exibido no painel, juntamente com um tom de alarme único. Ao mesmo tempo, iniciam-se ruídos de vibração na aeronave, juntamente com o acionamento do alarme de stall (estol);
- 13h21min9s — o controle da aeronave é perdido e ela ingressa em uma atitude de voo anormal até colidir contra o solo. Não houve declaração de emergência, nem para órgãos de controle, nem outras aeronaves. A aeronave inclinou-se 52 graus para a esquerda e, posteriormente, 94 graus à direita, realizando uma variação de proa de 180 graus no sentido horário. Na sequência, a variação de proa foi revertida para o sentido anti-horário, completando cinco voltas em “parafuso chato” até a colisão contra o solo, às 13h22min