Solução apresentada para proprietários de veículos elétricos e alternativa que liga os litorais norte e sul gaúcho, a chamada Rota Elétrica Mercosul vem apresentando problemas estruturais nos últimos meses. Inaugurado em dezembro do ano passado pela CEEE Equatorial, o trajeto de mil quilômetros é composto por 10 eletropostos, mas parte deles deixou de funcionar - sobretudo em função da enchente.
A reportagem de Zero Hora recebeu relatos de moradores de Pelotas sobre problemas para fazer a recarga gratuita no deslocamento entre Jaguarão, no sul do Estado, e Porto Alegre.
Segundo os usuários, o sistema de carregamento de carros elétricos não recebe manutenção há pelo menos dois meses, o que causa falta de operação nos postos dos municípios. Com isso, é preciso procurar alternativas para manter os veículos em funcionamento.
De acordo com a CEEE Equatorial, nove das 10 estações estão funcionando no momento. A companhia de energia assegura que apenas o eletroposto de Jaguarão permanece inoperante.
O posto de recarga para carros elétricos, situado no km 652 da BR-116, foi afetado pela chuva durante o período de inundação, em maio. A empresa não deu prazo para normalizar o serviço.
O investimento da CEEE Equatorial, de R$ 13,8 milhões, conecta o trajeto por meio de 10 locais para recarga, entre as cidades de Chuí, no Extremo Sul, a Torres, no Litoral Norte. O caminho também conta com pontos de carregamento em cidades como Pelotas, Cristal, Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul e Osório.
No começo de agosto, segundo a CEEE, o posto de recarga de Eldorado do Sul foi restabelecido por uma empresa terceirizada. O equipamento, que fica às margens da BR-116, também foi atingido pela inundação, e será alvo de novas revisões durante as próximas semanas. Os eletropostos de Cristal e Barra do Ribeiro já estão normalizados, mas também devem passar por novas vistorias.
Segundo a CEEE Equatorial, equipes de uma empresa terceirizada, contratada no início do segundo semestre, percorre a Rota Elétrica Mercosul para verificar eventuais problemas nos postos de recarga. A expectativa é de que o serviço seja normalizado até o fim de agosto.
Em 2025, a companhia projeta uma avaliação de toda a estrutura instalada, antes de definir como funcionará a cobrança pelo uso do sistema.
A reportagem procurou a empresa de carros elétricos BYD, mas a montadora não comentou a situação.
Onde ficam os eletropostos
- BR-471, km 531, Santa Vitória do Palmar
- BR-471, km 576, Santa Vitória do Palmar
- BR-116, km 652, Jaguarão
- BR-392, km 42, Rio Grande
- BR-116, 1520, Pelotas
- BR-116, km 428, Cristal
- BR-116, km 334, Barra do Ribeiro
- Avenida das Indústrias, S/N, Eldorado do Sul
- BR-101, km 82,7, Osório
- BR-101, km 5, 5450, Torres
O que diz a CEEE Equatorial
A respeito da instalação de pontos de recarga para carros elétricos nas rodovias do RS, a CEEE Equatorial esclarece que os 10 eletropostos da Distribuidora estavam em pleno funcionamento antes das enchentes de maio. A catástrofe climática afetou o carregamento da carga de dois aparelhos. Por isso, a CEEE contratou uma empresa de manutenção especializada que está percorrendo a rota e resolvendo o problema dos eletropostos que não estão operando em sua totalidade.
O serviço tem o objetivo de fomentar a mobilidade elétrica por meio da disponibilização de uma estrutura pública de carregamento. A iniciativa faz parte do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da ANEEL, em parceria com a Universidade de Santa Maria.