Uma operação de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-293, em Bagé, fronteira com o Uruguai, resultou na localização de 115 pássaros exóticos no compartimento de carga de um veículo na tarde de segunda-feira (1). As aves estavam em diversas gaiolas pequenas dentro de caixas de papelão.
Os policiais rodoviários decidiram abordar a caminhonete modelo Strada ao observarem uma ultrapassagem em local proibido.
Entre as espécies, os agentes encontraram periquitos australianos, periquitos roselas exímius e red rumped. Os animais estavam sendo transportados em condições inadequadas, com pouco espaço e quase nenhuma ventilação, segundo a PRF.
O motorista, de 74 anos, natural de Santa Cruz do Sul, já tinha antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime ambiental, de acordo com a PRF. O homem ainda teria alegado que possuía autorização para o comércio de animais; entretanto, a licença estava vencida na Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Devido à irregularidade e às condições de transporte dos animais, o homem, juntamente com o veículo e as aves, foi encaminhado ao órgão ambiental responsável.
O condutor responderá pelo crime de maus-tratos a animais, conforme previsto na legislação ambiental.