Com o novo aumento do nível do Guaíba, a madrugada desta segunda-feira (3) foi de alerta para moradores dos bairros Engenho e Ipê, no município de Guaíba. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, o prefeito Marcelo Maranata explicou que a situação está sendo monitorada pelos orgãos públicos.
— Nessa noite, com o vento sul, o rio subiu 43cm. Com as ondas, começou a entrar água nas casas da beira do rio, no Ipê e no Engenho — destacou, citando a torcida para que as condições climáticas fiquem mais favoráveis. — Esperamos que o vento comece a mudar de direção. Não temos um volume de chuva para termos uma nova enxurrada. É a água que está represando por causa do vento — ressaltou.
Guaíba vive um momento de reconstrução, ao mesmo tempo em que auxilia a vizinha Eldorado do Sul, uma das cidades mais afetadas pela enchente de maio. Maranata citou a importância da solidariedade, dando o exemplo de pessoas que prestaram apoio para os desabrigados.
— Nós tivemos 2,4 mil casas afetadas em Guaíba e 14 mil em Eldorado do Sul. São 2,9 mil casas que abriram suas casas para abrigar pessoas. Guaíba acolheu Eldorado do Sul. Quando os abrigos estavam abertos, com 14 mil pessoas, as pessoas (que estavam nas casas de familiares ou amigos) continuavam vindo aqui pegar alimentação, material de limpeza e roupas — finalizou.