O último boletim divulgado pela Defesa Civil na tarde desta quarta-feira (1º) aponta que subiu para 114 o número de municípios com estragos provocados pela chuva no Rio Grande do Sul. O balanço contabiliza, oficialmente, 10 mortes em decorrência da chuva no Estado. Os óbitos foram registrados em Paverama, Pantano Grande, Itaara, Encantado, Salvador do Sul, Segredo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul.
Fora do dado oficial do órgão estadual, outras duas vítimas em Santa Cruz foram confirmadas pela prefeitura da cidade. Em Santa Maria, após o deslizamento de parte do morro do Cechella, a prefeitura confirmou uma morte.
São ao menos 4.487 pessoas fora de casa, sendo 1.072 em abrigos e 3.416 desalojadas. Além disso, 21 pessoas estão desaparecidas: quatro em Roca Sales, oito em Candelária, seis em Encantado, dois em São Vendelino e um em Passa Sete. A Defesa Civil também indica que ao menos 11 feridos.
Em entrevista coletiva, o governador Eduardo Leite informou a suspensão das aulas de quinta (2) e sexta (3) da rede estadual. O presidente Lula vem ao Rio Grande do Sul para acompanhar a situação no Estado nesta quinta-feira. Leite ainda projetou que os números de pessoas afetadas e vítimas deve aumentar muito. O governador citou que já foram feitos 913 resgates.