O Rio Grande do Sul ainda tem 220 mil pontos sem energia elétrica nesta sexta-feira (17) em razão das enchentes. O número abrange as áreas de concessão da RGE, CEEE Equatorial e Certel.
A RGE relata que na área de concessão da empresa 117 mil clientes ainda estão sem luz na Região Metropolitana, Vale do Sinos, Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari.
A CEEE Equatorial informa que haviam 103 mil clientes com problemas no abastecimento de energia elétrica na manhã desta sexta-feira (17). Desses, 91 mil estão desligados por segurança, devido a áreas alagadas e atendendo a solicitações da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e das prefeituras. Em Porto Alegre são 69 mil clientes nessas condições.
Na noite desta sexta-feira, a CEEE Equatorial fez o religamento da energia na parte seca do Centro Histórico de Porto Alegre, beneficiando 19.240 clientes que residem nas ruas Duque de Caxias, General Canabarro, General Portinho, General João Manoel, Andrade Neves, General Câmara, Riachuelo, praça Marechal Deodoro, Jerônimo Coelho e Vasco Alves. Para isso, foi realizada uma operação inédita na rede subterrânea, que envolveu 200 profissionais.
A Certel soma 160 associados que permanecem sem luz em cidades da área de concessão. Os locais afetados são em Arroio do Meio, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Capitão, Encantado, Fontoura Xavier, Forquetinha, Lajeado, Marques de Souza, Pouso Novo, Progresso, Putinga, São José do Herval e Travesseiro.
Os bloqueios de estradas e alagamentos dificultam o acesso das empresas nas áreas atingidas. As equipes afirmam que seguem trabalhando para o restabelecimento de energia em todas as localidades.