Apesar de lento, o recuo das águas do Jacuí já permite que moradores de Eldorado do Sul iniciem o processo de limpeza de seus lares, depois da enchente que abateu o município no início de maio. Um dos locais mais afetados pelo desastre climático na Região Metropolitana, a cidade chegou a ficar completamente submersa nos primeiros dias da cheia.
Conforme o vice-prefeito, Ricardo Alves, contudo, nesta terça-feira (21) mais da metade da cidade não estava mais alagada. A própria prefeitura está realizando um trabalho de repatriação, tentando levar os moradores desabrigados de volta às suas casas, quando possível, ou para abrigos oficiais.
A situação ainda é crítica, no entanto, com cerca de 10 mil pessoas com residências inundadas. Os bairros que seguem alagados são: Cidade Verde, Picada, Chácara, Vila da Paz, Costaneira, Sol Nascente e Sans Souci.
Segundo Alves, a água só deve deixar todas as áreas quando o Guaíba retomar a cota de 2m (até esta tarde, o nível no Cais Mauá estava em 4m02cm).
Enquanto parte dos cidadãos espera que seus bairros sequem, o foco do município está nas operações de limpeza e na entrega de camas, colchões e alimentos.
— Temos bastante lixo e a prefeitura está trabalhando incansavelmente. É uma força tarefa muito forte, inclusive com a ajuda de empresários que contam com máquinas pesada para o trabalho de limpeza — destaca o vice-prefeito.