A situação em Canoas, na Região Metropolitana, segue caótica. A água continua fazendo estragos em vários pontos da cidade. Na manhã desta segunda-feira (6), a reportagem de GZH acompanhou o trabalho de voluntários na tentativa de auxílio aos moradores dos bairros Harmonia, Cinco Colônias, Mato Grande e os que estão em abrigos.
A grande preocupação envolve a falta de alimentos, água e gasolina. Para as pessoas que não aceitaram abandonar suas casas por medo de roubo, como nos casos envolvendo os bairros Harmonia e Cinco Colônias, a preocupação é com a possível falta de alimentos por conta do difícil acesso. Como só é possível ir ao local com barcos, as doações precisam chegar aos pontos de deslocamento dos mesmos.
Falta de combustível para embarcações
Outro problema está na falta de combustíveis para as embarcações que estão sendo usadas pelos voluntários. Alegando falta de ajuda do poder público, os moradores que auxiliam na remoção dos desabrigados do bairro Mato Grande estão tendo que deixar de lado os jet skis e outros barcos motorizados justamente por conta da falta de gasolina. Além disso, existe também a preocupação com a falta de segurança. No Mato Grande, por exemplo, dois agentes da Polícia Civil estavam à disposição para acompanharem os socorristas até os pontos de difícil acesso, onde existe o medo de assaltos.
Em abrigos da região, como o do Colégio Maria Auxiliadora, existem necessidades envolvendo alimentos, rações para pets e roupas para os mais de 800 alojados na escola.