O nível da Lagoa dos Patos tem apresentado queda em diferentes pontos. Na régua localizada no trapiche do Balneário Valverde, na Praia do Laranjal, em Pelotas, caiu 53 centímetros em nove horas, chegando a 1m79cm às 21h desta sexta-feira (24). Na régua no CCMar, em Rio Grande, passou de 2m30cm registrados às 9h para 2m19cm por volta das 21h.
Outro ponto utilizado pela Defesa Civil na Região Sul para medir possíveis alagamentos é o Canal São Gonçalo. É um corpo hídrico diferente, mas que despeja água na Lagoa dos Patos e também banha Pelotas, na parte sul da cidade. Ao meio-dia desta sexta-feira, o nível era de 2m87cm. Às 21h, caiu para 2m76cm.
Segundo a Defesa Civil, a redução do nível da Lagoa dos Patos é resultante do vento sudoeste que empurra as águas para cima, em direção ao Guaíba, na Região Metropolitana. Como devem retornar conforme mudar a direção do vento, o alerta para as enchentes se mantém.
— Estamos em um momento de vento sudoeste, que empurra as águas para o lado aí de Porto Alegre. Isso faz com que o nível da Lagoa dos Patos aqui no Sul do Estado reduza. Não ficamos tão entusiasmados com essa diminuição. Porque não significa que já houve vazão para o oceano, e sim que é o vento sul empurrando a lagoa para a direção norte. Certamente teremos o retorno e esperamos isso — reforça Coronel Márcio Andre Facin, coordenador da Defesa Civil na Região Sul.