O Rio Caí, na altura de São Sebastião do Caí, iniciou um processo de declínio. O prefeito da cidade do Vale do Caí relata Júlio Campani, o nível está baixando entre oito a 10 centímetros por hora. Às 19h desta segunda-feira (13) o nível estava em 15mo8cm.
Segundo o gestor municipal, acredita que a partir de quinta-feira (16) a situação da cidade entra em um processo de melhora. Em Montenegro, também no Vale do Caí, o nível do rio segue subindo.
— Tem algumas ruas mais centrais que já estão liberadas. Amanhã (terça-feira) vamos começar a retomar a limpeza em algumas vias onde será possível. Estamos tentando iniciar uma vida normal para quarta ou quinta-feira — afirmou o prefeito de São Sebastião do Caí.
Na semana passada o rio chegou em nove metros, porém, já tinha recuado. Com o avanço da chuva no fim da semana, o nível tornou a subir e tirar pessoas de suas residências. No domingo (12) a alta atingiu em 15m80cm. Entre os dias 30 de abril e 1º de maio o nível chegou a 17m70cm.
Praticamente 80% dos bairros do município foram afetados. Ao todo, são quase 700 pessoas em abrigos da prefeitura. A necessidade no momento é de cestas básicas e cobertores.
— Começaremos a respirar novos ares a partir de quarta-feira — completa o gestor municipal.