Com o avanço da água do Guaíba, moradores do bairro Cristal, nas proximidades do Jockey Clube, tiveram que deixar suas casas apenas com os pertences mais essenciais para fugir do alagamento. Na manhã deste domingo (5), a Rua Coronel Claudino ficou tomada pela água na esquina com a Avenida Icaraí.
Voluntários se mobilizaram e resgataram pessoas em um barco. Escolas da região receberam alguns dos moradores, que saíam com o que era possível retirar de casa.
— Ontem de tarde (sábado) começou a entrar a água. Saí às 19h com a água na perna. Agora já chegou no teto, vim só com a roupa do corpo, peguei o que deu e salvei os bichos — relata a auxiliar de serviços gerais, Ana Paula Pinheiro, 49 anos.
A moradora voltou de barco para casa apenas para recuperar alguns remédios e seguiu para a casa de parentes. Outra resgatada que também ia ficar com familiares era a dona de casa, Gislaine Soares da Silva, 58 anos, conhecida na comunidade como Neguinha.
— Minha mãe é acamada, tem 84 anos, daí saiu na quinta-feira. Voltei hoje para salvar meus passarinhos — explica ela, mostrando que a água batia o peito.
A elevação passou de um metro, segundo Edimilson Santos, 54, que atua como guarda municipal e decidiu ser voluntário fora do expediente.
— Tem pessoas que ainda estão resistindo sair, então estamos aguardando, porque algumas veem a situação e mudam de ideia.
Conforme os moradores, a água subiu rapidamente e seguia preocupando. Na Avenida Icaraí, ainda pela manhã, veículos já apresentavam dificuldade para passar e agentes da EPTC faziam a orientação no trecho.