O Rio Caí ultrapassou a cota de inundação em quase quatro metros e chegou a 14m78cm no fim da tarde desta terça-feira (30), em São Sebastião do Caí. De acordo com boletim da Defesa Civil municipal, o nível havia subido 42 centímetros entre 17h30min e 18h30min.
A contagem de desalojados também subiu à tarde, passando de 127 para 251 moradores da cidade que precisaram deixar suas residências, sendo 219 adultos e 32 crianças.
As famílias abrigadas inicialmente no ginásio Rio Branco — que acabou atingido pela água — foram encaminhadas para o Conceição, com isso, não há mais espaço para acolhimento no local. A orientação é para que as pessoas procurem abrigo no ginásio São Jacó. No entanto, o local não possui chuveiro nos banheiros, o que preocupa quem deve passar a noite no ginásio.
O morador do bairro Navegantes Lino Soares, 51 anos, saiu de casa com água na altura dos joelhos e foi encaminhado ao Rio Branco, de onde precisou sair novamente.
— Todo ano é isso, a prefeitura manda a gente pra cá e aqui sempre alaga. A gente tenta se reerguer, mas é difícil — conta Soares, ao lado da neta Kemily, cinco anos, e da nora, Alana, 19.
A auxiliar de limpeza Maria Cristiane Souza da Silva, 39 anos, conta que ela, o marido e os filhos aguardavam a prefeitura desde às 8h, mas ninguém apareceu:
— Organizei tudo para sair de casa, pedi para a prefeitura, implorei e ninguém veio. Agora, tivemos que sair sem nada. Não sei nem onde vamos dormir. É a terceira vez que eu perco tudo.
Em Montenegro, o Rio Caí está subindo, em média, 14 centímetros por hora e, às 19h, chegou a 7m19cm. Cerca de 30 famílias precisaram deixar suas residências e estão sendo acolhidas em um abrigo pago pela prefeitura. O ginásio da cidade também está disponível para receber afetados pela chuva.