Correção: a queda no número de argentinos que passaram pela fronteira em Uruguaiana foi de 47,1% e não de 46% como publicado entre 17h45min e 20h50min. O texto foi corrigido.
Nos dois primeiros dias de 2024, cerca de 8,3 mil argentinos atravessaram o posto de fronteira de Uruguaiana para entrar no Rio Grande do Sul. Esse número revela uma queda de 47,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando 15,7 mil visitantes vindos da Argentina foram registrados pelas autoridades da Polícia Federal no município.
A fronteira entre Paso de Los Libres e Uruguaiana continua sendo a mais procurada pelos "hermanos" que planejam desfrutar suas férias no Brasil. As praias de Santa Catarina são o destino principal enquanto que, em solo gaúcho, a preferência se concentra em Torres.
O procedimento de imigração argentina realizado diretamente nas cabines tem agilizado a entrada, reduzindo o tempo de espera para cerca de 20 minutos, dispensando os viajantes de saírem de seus veículos. No ano passado, segundo o relato dos turistas aos policiais, a espera chegava a oito horas para conseguir cruzar para o território brasileiro.
A Polícia Federal não tem dados atualizados do posto de fronteira de São Borja. No ano passado, nos dois primeiros dias, foram 3.519 argentinos que passaram pelo local, na cidade.
O Rio Grande do Sul é o segundo Estado no ranking das principais portas de chegada para os viajantes internacionais, atrás apenas de São Paulo. A explicação passa justamente pela fronteira com a Argentina.