As cheias dos rios Jacuí e Taquari seguem deixando moradores dos municípios de São Jerônimo, Triunfo e Charqueadas, na Região Carbonífera, fora de suas casas. Mais de mil pessoas já foram removidas de residências.
Em São Jerônimo, a cheia do Rio Jacuí deixou 108 desabrigados e pelo menos 600 famílias desalojadas nesta terça-feira (21). Na última segunda-feira (20), o nível do Rio Jacuí atingiu a marca de 11,6m, ultrapassando em dois metros a cota de inundação. Segundo o vice-prefeito Julião Prates, essa é a maior enchente que já atingiu o município.
Em Triunfo, segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, 450 pessoas precisaram sair de casa devido à cheia do Rio Taquari. Ao menos 90 moradores estão abrigados em ginásios e no parque de exposições do município. Cerca de 360 pessoas foram levadas para a casa de parentes. Nesta terça-feira (21), conforme a prefeitura, o nível do Rio Taquari está em 7 ,14m.
Charqueadas
Em Charqueadas, devido à cheia do Jacuí, 60 famílias tiveram que sair de suas casas até a última segunda-feira (20). Trinta delas estão abrigadas na casa de parentes e outras 30 em espaços disponibilizados pela prefeitura.
Para auxiliar os moradores atingidos, o município pede doações de alimentos não perecíveis, água, roupas e calçados, produtos de higiene pessoal, limpeza, além de cobertores e colchões.