Um temporal de granizo atingiu o município de São Nicolau, na Região das Missões, nesta terça-feira (3). Nas redes sociais, moradores pedem ajuda e publicam fotos e vídeos de grandes pedras de gelo. Segundo relato da coordenadora da Defesa Civil do município, Ana Paula da Rosa, ao Estúdio Gaúcha, da Rádio Gaúcha, pelo menos 600 imóveis foram atingidos.
Ana Paula ainda destacou que não há registro feridos até o momento. As pessoas que tiveram casas atingidas estão sendo enviadas para o salão paroquial da igreja da cidade.
De acordo com o prefeito do município, Ricardo Miguel Klein, que também conversou com a Rádio Gaúcha na noite desta terça-feira, a chuva de granizo ocorreu entre às 21h30min e 22h, mas foi suficiente para gerar transtornos, como destelhamento de casas.
— Essa chuva de pedra, de granizo, destruiu várias casas, inclusive no interior. A situação está dramática. Muitos moradores estão sem roupa seca nesse momento. Nós liberamos a abertura da igreja para as pessoas se abrigaram — contou o prefeito que está em Brasília em busca de ajuda financeira para o município. Agora, o pedido de apoio também incluirá a situação da chuva.
De acordo com a coordenadora da Defesa Civil do município, dois bairros foram bastante atingidos: Vila Jauri e Santo Isidro.
— Acredita-se que sejam 600 casas atingidas na área urbana. No interior, ainda não conseguimos calcular os estragos — sinalizou.
O prefeito relatou também que a cidade está com falta de lonas, o que fez com que a prefeitura tivesse que buscar os materiais em municípios vizinhos, como São Luiz Gonzaga.
Em um post nas redes sociais, a prefeitura classificou a situação como "tragédia" e disse que a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão enviando ajuda com lonas. "A Secretaria de Ação Social está nos bairros e vilas prestando socorro, o Salão Paroquial está aberto para quem ficou desabrigado", escreveram.
Ouvintes da Rádio Gaúcha também relatam chuva de granizo em outras cidades, como Barros Cassal, no Alto da Serra do Botucaraí.