O nível do Rio Uruguai segue em elevação. Na manhã desta quinta-feira (26) ele chegou a marca de 12m13cm em Uruguaiana, na Fronteira Oeste. São mais de três metros acima da cota de inundação. O índice, segundo o prefeito do município, Ronnie Mello, é uma marca histórica. Durante entrevista ao programa Gaúcha Atualidade nesta quinta, Ronnie Mello alertava para o risco disto acontecer.
— O Rio ainda segue subindo e nós provavelmente, nas próximas horas, vamos igualar a segunda maior marca da história, que é 12m13cm. Então, isso nos deixa em alerta —afirma o prefeito.
A cidade ainda tem 4.075 moradores afetados. Os distritos de São Marcos e Aferidor permanecem com os acessos por via terrestre bloqueados pela água.
Sobre doações, o prefeito salientou que a maior carência é para materiais de higiene e limpeza, sobretudo fraldas para crianças que estão nos abrigos.
Ouça a entrevista com o prefeito de Uruguaiana
Situação na região
Em Itaqui, ainda são 1.102 pessoas fora de casa, sendo 93 desabrigados e 1.009 desalojados. O Rio Uruguai baixou alguns centímetros nesta manhã, atingindo 12m43cm, mas ainda está mais de quatro metros acima da cota de inundação. Em São Borja, o nível do rio também está em declínio, mas 1.364 pessoas continuam fora de casa. O Rio Quaraí, em Barra do Quaraí, segue mais de um metro acima da cota de inundação. No município, são nove desabrigados e 34 desalojados.