O número de pessoas fora de casa subiu, nesta segunda-feira (23), na Fronteira Oeste devido às cheias dos rios Uruguai e Quaraí. Em balanço divulgado durante a noite, a Defesa Civil informou que são 3.298 moradores impactados em quatro municípios, sendo 2.835 desalojados e 463 desabrigados. No domingo, eram 2.187 pessoas nesta situação.
Os municípios mais afetados são Uruguaiana e São Borja, que somam 2.385 residentes que tiveram que deixar suas moradias. Outras 882 pessoas estão na mesma condição em Itaqui.
Nos três municípios banhados pelo Rio Uruguai, o nível da água ainda está acima da cota de inundação. Embora em São Borja já exista uma tendência de leve declínio, o órgão alerta para elevação em Itaqui e em Uruguaiana até a próxima quarta-feira (25).
Somente nesta segunda, o Rio Uruguai subiu 30 centímetros em Itaqui, chegando aos 12m30cm. Em Uruguaiana, a medição mais recente é de 11m29cm, 24 centímetros a mais do que no balanço divulgado durante a tarde.
O Rio Quaraí, no município de Barra do Quaraí, ultrapassou a cota de inundação em 10 centímetros, registrando 9m nesta segunda-feira. Segundo a Defesa Civil, nove pessoas estão desabrigadas e 22 pessoas estão desalojadas na cidade. Os desabrigados foram encaminhados para a cozinha comunitária da cidade.