Em alerta em razão da cheia dos rios do Vale do Paranhana, pelo menos três cidades da região enfrentam problemas nesta quarta-feira (27). Em Taquara, 44 moradores estão fora de casa. Em Rolante, os acessos foram bloqueados e o centro está alagado. Em Três Coroas, uma residência chegou a cair dentro do rio.
Em Taquara, a remoção de moradores do bairro Empresa se iniciou na terça-feira (26), de forma preventiva, pois a água ainda não havia atingido as casas. Na manhã desta quarta, as ruas Lima e La Paz foram tomadas pelo Rio do Sinos e mais famílias foram encaminhadas para o ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Willibaldo Bernardo Samrsla.
Ao todo, 31 pessoas estão no ginásio e outras 14 foram para a casa de familiares. Em outros pontos da cidade, o Rio Paranhana, no bairro Santa Maria, apesar de estar acima da sua margem, não causou inundações. No interior de Taquara, no distrito de Pega Fogo, uma ponte foi danificada pela chuva, mas já foi consertada.
Rolante
Em Rolante, os rios Areia e Rolante transbordaram e causaram problemas nos bairros Grassman, Mascarada, Alto Rolantinho, Boa Esperança, Glória e Centro, que foi alagado na terça-feira.
A Estrada da Mascarada, por exemplo, teve cinco pontos com danos parciais. Seis famílias precisaram sair de casa, mas já retornaram.
A Defesa Civil de Rolante segue em alerta e contabiliza as perdas, principalmente na área rural do município onde agricultores relatam prejuízos. O acesso ao município chegou a ficar bloqueado por cerca de cinco horas, mas já foi liberado.
Três Coroas
Na cidade de Três Coroas, um casal foi resgatado após a casa em que morava desmoronar e cair dentro do Rio Paranhana. O caso aconteceu na Rua Kayser, por volta das 15h. A residência, que estava em área de risco, foi totalmente destruída.
Os móveis foram retirados e o casal, que não se feriu, será encaminhado ao aluguel social. O local foi isolado.
Em Riozinho, há apenas alguns danos em estradas do município. Em Parobé e Igrejinha, não há relato de problemas nesta quarta-feira.