As fortes chuvas desta terça-feira (26) provocaram elevação do nível do Rio dos Sinos e do Rio Paranhana. Preocupada com a situação, a prefeitura de Taquara acionou equipes da Defesa Civil e das secretarias de Obras e Serviços, e de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural para fazer a remoção de famílias. Às 19h, a régua no encontro dos dois rios marcava 6m11cm, cerca de um metro a mais que no começo do dia.
Durante a manhã, fortes pancadas causaram alagamentos em Santo Antônio da Patrulha, município cortado pelo Rio dos Sinos; também houve inundação em Igrejinha, provocada pelo Rio Paranhana, além de cheia do Rio Rolante, em cidade de mesmo nome, o que chegou a provocar alagamentos em ruas da região central.
O foco da prefeitura de Taquara é remover os moradores no Bairro Empresa.
— Até o momento, a água do Rio dos Sinos não invadiu nenhuma rua. Mas a ação é necessária para que consigamos fazer a remoção temporária da população vulnerável da forma mais segura possível, antes mesmo que ocorram possíveis inundações — explica a prefeita Sirlei Silveira.
As famílias estão sendo direcionadas para as casas de amigos ou parentes, e também no abrigo temporário no ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Willibaldo Bernardo Samrsla (Ciep), sendo atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania.
Locais de alagamentos
Houve pontos de alagamento nas ruas Cincinato Cardoso e João Manoel Corrêa, no bairro Santa Maria, devido ao represamento das águas do Arroio Santa Maria ao desaguar no Rio Paranhana. Também houve alagamentos na entrada do bairro Eldorado, e no bairro Tucanos, nas proximidades do Arroio Tucanos. No bairro Medianeira, houve alagamentos nas ruas Elsa Klein Marmitt e Padre Tomé.
No interior do município, no distrito de Padilha, há bloqueios nas estradas de Passo da Ilha, Batingueira e Padilha Velha. Nestas duas últimas, houve registros de deslizamento de terra. A Estrada Geral de Rio da Ilha, e algumas ruas na localidade de Vila Teresa, ambas no distrito de Rio da Ilha, ficaram alagadas.
No distrito de Pega Fogo, a força da água de um arroio corroeu a cabeceira de uma ponte na Estrada de Pega Fogo Baixo. Houve também alagamentos na Estrada Geral de Pega Fogo, impedindo o funcionamento da Unidade Básica de Saúde da comunidade.
Suspensão de aulas
Dez escolas municipais e uma estadual tiveram que suspender as aulas em razão de alagamentos nas proximidades das unidades de ensino. Foram afetadas as escolas municipais Vovó Celita, Zeferino Vicente Neves Filho, Açoita Cavalo, Júlio Maurer, Vovó Mina, Antônio Martins Rangel, Rosa Elsa Mertins, Getúlio Vargas, Vovô Benjamin e 25 de Julho, além da Escola Estadual de Ensino Médio Hermínia Marques.
Contatos de emergência
- Defesa Civil municipal: WhatsApp (51) 99303-8172.
- Corpo de Bombeiros de Taquara: 193 ou (51) 3542-1110