Subiu para 49 o número de mortes em decorrência da chuva e das enchentes no Rio Grande do Sul, conforme balanço divulgado pela Defesa Civil na noite desta terça-feira (19). O mais recente óbito contabilizado refere-se a uma mulher, cujo corpo foi localizado na margem do Rio Taquari, em São Valentim do Sul.
Até o momento, são 16 vítimas em Muçum, 12 em Roca Sales, cinco em Cruzeiro do Sul, três em Lajeado; dois em Colinas, dois em Estrela, dois em Ibiraiaras; um em Bom Retiro do Sul, um em Encantado, um em Imigrante, um em Mato Castelhano, um em Passo Fundo, um em Santa Tereza e um em São Valentim do Sul.
O balanço da Defesa Civil indica que o número de pessoas desaparecidas no Estado segue em 10: são quatro em Muçum, dois em Lajeado, um em Arroio do Meio, um em Encantado, um em Roca Sales e um em Santa Tereza.
Ainda conforme o levantamento, 106 municípios reportaram danos materiais devido às enchentes e à chuvarada. No levantamento anterior, este número era de
Até o momento, 359.893 pessoas foram atingidas pelas chuvas intensas entre os dias 2 e 6 de setembro. Foram resgatadas 3.130 pessoas. Foram registrados 4.855 desabrigados, mas no momento há apenas 765 pessoas que seguem desabrigadas. A Defesa Civil também reportou 47 municípios que decretaram situação de emergência ou estado de calamidade.