A Defesa Civil de Taquara, no Vale do Paranhana, já fez a remoção de 106 moradores de suas residências por conta da elevação do Rio do Sinos. A enchente também atinge imóveis de ribeirinhos em Sapiranga e desalojou quatro famílias em Campo Bom.
Segundo o coordenador do serviço em Taquara, Alessandro Santos, 65 pessoas estão abrigadas na Escola Estadual de Ensino Médio Willibaldo Bernardo Samrsla (Ciep). Outras 41 estão em casas de familiares. O único bairro atingido pela água é o Empresa.
Conforme Santos, embora as réguas de medição da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e da Corsan não estejam operando no município, a estimativa do órgão é de que o nível do Rio do Sinos esteja em 7m80cm nesta quinta-feira (28). Segundo Santos, a água transborda a partir dos 3m58cm, o que ocorreu ainda no último sábado.
Em ação preventiva, o órgão começou a retirar moradores da região ribeirinha ainda na segunda-feira, quando as primeiras casas começaram a ser atingidas. Nesta tarde a situação era estável e a Defesa Civil avalia que nas próximas horas o nível deve baixar.
Em Sapiranga são pelo menos 16 desabrigados. Estes moradores estão na Escola Municipal Doutor Décio Pereira. No município, o Rio do Sinos subiu 35 centímetros entre esta quarta e quinta-feira, chegando aos 7m55cm. A cota de inundação de cinco metros foi ultrapassada ainda na terça-feira. Somente a região ribeirinha do bairro Porto Palmeira registra imóveis atingidos pela água.
Em Campo Bom, o rio subiu 20 centímetros nesta quinta-feira. O nível está sete centímetros acima da cota de inundação e a água já chega em ruas dos bairros Barrinha, Porto Blos, Vila Rica e 25 de Julho. Segundo a Defesa Civil, quatro famílias estão desalojadas e não há desabrigados. Em caso de necessidade, o Ginásio Municipal está preparado para servir de abrigo.
Em Novo Hamburgo também houve elevação do Rio do Sinos. De acordo com o órgão, o nível nesta quinta-feira chegou aos 6m52cm. A água atinge algumas ruas, mas não chegou até residências. A situação segue sob monitoramento.
Em São Leopoldo, a Defesa Civil informou que o nível do Rio dos Sinos na régua da Rua da Praia, às 12h, estava em 4m74cm e o status seguia de alerta para inundação, conforme o Plano de Contingência para Inundações (Placon). Com este nível, o rio atinge a Rua da Praia, no bairro Rio dos Sinos e a Rua das Camélias, no bairro Pinheiro. No momento não há registro de famílias desabrigadas ou desalojadas.