O Instituto-Geral de Perícias (IGP) iniciou nesta segunda-feira (11) um mutirão para confeccionar novas carteiras de identidade para a população afetada pelas chuvas no Vale do Taquari. A ação ocorre porque parte dos moradores perdeu os documentos na enchente.
Nesta segunda-feira, um posto do IGP foi instalado em Muçum, ao lado do hospital do município. Na terça (12), o atendimento passa a ser oferecido em Roca Sales, ao lado do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Conforme o IGP, a segunda via será emitida de forma gratuita.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, o diretor de Perícias do Interior, Paulo Barragan, relatou que a perspectiva é de que o órgão confeccione pelo menos 700 carteiras de identidade.
— Nessas situações de emergência, nós produzimos uma segunda via de identidade. A gente faz a identificação no momento da chegada dela e confirmando, imprime uma segunda via. É a forma mais rápida de atendê-los nesse momento — relatou Barragan.
O diretor de Perícias do Interior explica que, na maior parte dos casos, serão emitidas novas vias do modelo estadual do RG, e não a nova identidade nacional.
— A carteira do modelo civil novo agora, que é nacional, a gente a considera também uma primeira via. Tem um pouco de dificuldade, porque os dados são cruzados com a Receita Federal, e se tiver qualquer coisinha diferente, não dá para emitir. São coisas pequenas que geram transtorno. Então, se por acaso a pessoa não puder fazer a carteira nacional, ela faz uma segunda via da carteira estadual, que vai dar os mesmos direitos a ela — explicou.
Coleta de DNA
Outro serviço fornecido pelo IGP nos postos de identificação é a coleta de material genético para exames de DNA. A ação busca atender moradores da região que ainda têm familiares desaparecidos. A coleta é feita a partir de amostra de saliva da pessoa.
— Não adianta nada termos o DNA se não tivermos com quem compará-lo. Estamos cadastrando quem perdeu familiares e à medida que os corpos forem aparecendo, eles serão comparados — apontou.
Locais para buscar o serviço
- Em Muçum, o posto de atendimento foi montado no Hospital Municipal. O endereço é Rua João Dalazen, 105.
- Em Roca Sales, o posto de atendimento funcionará junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O endereço é Rua General Daltro Filho, 1.747.
Ambos os locais funcionarão das 9h ao meio-dia e das 13h30min às 17h, enquanto houver necessidade do serviço.