O número de desabrigados em Barra do Ribeiro caiu para cinco ao longo desta quarta-feira (27). No início da tarde, eram 51 pessoas nesta situação.
Os desabrigados estão acolhidos na unidade de pronto-atendimento da cidade, segundo a Defesa Civil. Até então, a maioria dos moradores era recebida na Escola Municipal Fernando Hoff. No local, estavam 42 indígenas — que puderam retornar, por volta de 16h30min, para as aldeias Passo Grande e Nhu'upoty, onde a água do Arroio Ribeiro já havia baixado.
Um dos abrigados era o indígena José Souza Gonçalves, 20 anos. Antes de retornar de ônibus escolar para a aldeia, ele contou que o grupo teve perdas:
— A água estava subindo muito. Perdemos roupas, objetos e tivemos que pedir um fogão porque o nosso molhou muito.
As aulas na Escola Municipal Fernando Hoff estavam suspensas nesta quarta enquanto a instituição servia de abrigo. No local, o município utilizou uma das salas para as doações que chegaram da comunidade.
— Chegaram entre 200 e 300 peças de roupas, também cobertores, materiais de higiene e fraldas — conta a secretária de Desenvolvimento Social, Viviane Leite.
Na cidade, muitas ruas permanecem inundadas. Na região da orla do Guaíba, principalmente na Praia da Picada, houve avanço da água desde terça-feira (26). Em algumas vias, o trânsito fica bloqueado. A área próxima do trapiche do antigo Engenho Santo Antônio ficou destruída pela força do Guaíba.
A Defesa Civil explica que, durante a tarde, a água começou a baixar aos poucos por conta da mudança da direção do vento. Até o momento, a entidade não possui um número atualizado referente a desalojados ou dados consolidados sobre os prejuízos no município.