Um menino de dois anos morreu na madrugada desta sexta-feira (23) após se engasgar enquanto comia um lanche em uma escola de Campo Bom, na tarde de quinta-feira (22). A morte foi confirmada pela prefeitura do município do Vale do Sinos, em nota publicada nesta manhã.
"A Prefeitura vem a público prestar solidariedade à comunidade escolar do Colégio Santa Terezinha e aos familiares de Noah Teodoro Amaral Santos", diz o comunicado.
De acordo com o apurado até aqui pela Polícia Civil, que investiga o ocorrido, o menino estaria comendo um pão de queijo, que trouxera de casa, quando se engasgou. Professores e funcionários prestaram os primeiros socorros e chamaram os bombeiros. Noah chegou a ser levado ao Hospital Lauro Reus, em Campo Bom, mas precisou de atendimento em UTI e por isso foi transferido para Lajeado, a 120 quilômetros de distância.
Ele acabou tendo a morte confirmada já na cidade do Vale do Taquari, durante a madrugada. GZH procurou a Secretaria Estadual de Saúde, que afirmou que este era o leito disponível que atenderia às necessidades mais próximo (leia nota abaixo).
A escola cancelou as aulas na manhã desta sexta-feira e pediu que os pais buscassem seus filhos, se possível. Uma festa junina que seria realizada também foi suspensa. "Neste momento, nos unimos em solidariedade para honrar a memória do nosso aluno com carinho e respeito", diz trecho de nota divulgada pela escola.
A Polícia Civil vai abrir um inquérito para apurar as circunstâncias do fato. O trabalho deve ser coordenado pelo delegado Rodrigo Câmara.
Contraponto
"A Central de Regulação do Estado informa que o leito disponível que atenderia às necessidades do paciente e mais próximo, naquele momento, era em Lajeado.A Central faz a regulação de UTI para todo o estado e para onde tem leito. O cadastro foi feito às 16h32, e a transferência foi efetuada às 17h51. Paciente com suporte avançado, com medicalização."