O quarto episódio da quinta temporada do "Tua Voz: Santa Maria" teve como entrevistado o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Maria (Simmmae), Júlio Kirchhof. Ele falou sobre sua história na cidade, como surgiu seu interesse pelo metal, e sua projeção para o futuro.
Durante a conversa, Kirchhof falou sobre o início do sindicato na cidade, e sobre a importância do setor em Santa Maria. Contou que foi no ensino médio que conheceu a metalurgia, em um tempo em que o Colégio Cilon Rosa funcionava no mesmo prédio do Manoel Ribas. Foi lá que decidiu cursar o técnico na área, e criar sua primeira empresa.
O presidente falou também sobre a Rota Simuladores, outro projeto do qual faz parte. É focado em tecnologia, sendo, segundo ele, pioneiro no Brasil em simuladores de direção com projeto e execução nacionais.
Por fim, falou sobre a cidade. Disse que, mesmo tendo nascido no município de Dilermando de Aguiar, se considera um santa-mariense. Que a família veio do interior para o centro para os estudos dos filhos, então aqui foi que recebeu educação, cresceu profissionalmente e constituiu família. E que, mesmo que se afaste das funções de trabalho, seguirá na cidade onde criou raízes.
A entrevista contou também com Lucas Amorim, comunicador da Rádio Gaúcha.
Sobre o Podcast
O "Tua Voz: Santa Maria" retoma para sua quinta temporada. Depois de 48 episódios, voltamos a debater com personalidades da cidade sobre sua história e relação com o coração do Rio Grande do Sul.
Santa Maria segue como centro dos nossos debates. A quarta temporada vem com propósito de dar voz a Santa Maria, convidando personalidades da região para falarem sobre assuntos relacionados à cidade, factuais ou não. Os convidados são selecionados a partir de sua conexão com Santa Maria, como líderes de entidades, comunitários, empresários, esportistas e outros. Nas conversas, os entrevistados contam sobre a relação com a cidade, refletir sobre as crenças e perspectivas para o município, discutir as principais dificuldades e soluções ou debater pautas factuais que estejam preponderando no município.