O terceiro episódio da quinta temporada do "Tua Voz: Santa Maria" teve como entrevistado o superintendente do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), Humberto Palma. O médico paulista veio para o centro do Estado acompanhar a esposa e, se depender das filhas criadas na cidade, a família irá continuar no coração do Rio Grande do Sul.
Durante a conversa, o superintendente conta como é ser médico na rede pública, a partir da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Conta que sempre foi uma paixão sua o hospital público e, hoje, estar Husm, que é referência para a região, é uma realização.
O médico falou também sobre a sua classe no Rio Grande do Sul. Explicou a situação da falta de médicos especialistas em determinadas áreas, ao mesmo tempo em que, em alguns casos de especializações, não há demanda em algumas regiões.
Além do trabalho no hospital, Humberto também é médico do Inter de Santa Maria. Ele explica que é torcedor do Grêmio, mas em Santa Maria ele faz questão de torcer pelo Inter-SM, embora seja homônimo do principal rival tricolor, não há ligação nenhuma do clube santa-mariense com o Colorado. Que realiza trabalho voluntário, em forma de apoio ao time, e quer seguir nesta função pelo tempo que o time precisar.
Por fim, falou sobre a cidade. Disse que gosta dessa característica cosmopolita, de ter muitas pessoas de muitos lugares por aqui, ao mesmo tempo que as facilidades que tem por ser uma cidade pequena são incomparáveis com metrópoles, como São Paulo, de onde ele vem. Poder ser o "paitorista" - pai e motorista - das filhas, buscando e levando para todas as suas atividades de maneira segura e em família, segundo Humberto, não há em outros lugares.
A entrevista contou também com Paulo Rocha, chefe de reportagem da Rádio Gaúcha.
Sobre o Podcast
O "Tua Voz: Santa Maria" retoma para sua quinta temporada. Depois de 48 episódios, voltamos a debater com personalidades da cidade sobre sua história e relação com o coração do Rio Grande do Sul.
Santa Maria segue como centro dos nossos debates. A quarta temporada vem com propósito de dar voz a Santa Maria, convidando personalidades da região para falarem sobre assuntos relacionados à cidade, factuais ou não. Os convidados são selecionados a partir de sua conexão com Santa Maria, como líderes de entidades, comunitários, empresários, esportistas e outros. Nas conversas, os entrevistados contam sobre a relação com a cidade, refletir sobre as crenças e perspectivas para o município, discutir as principais dificuldades e soluções ou debater pautas factuais que estejam preponderando no município.