Foi sepultado na manhã desta segunda-feira (13) o corpo de Gilmar Dias, que morreu ao cair de uma altura de cinco metros após o cabo de uma passarela se romper em um camping em Sapiranga, no Vale do Sinos. Cinco familiares dele se feriram no acidente, que aconteceu na manhã de domingo (12).
A Delegacia de Polícia do município apura as circunstâncias da ocorrência. Ainda não foram encontradas câmeras de segurança ou imagens que possam auxiliar na investigação.
As primeiras análises do local foram feitas pelo Instituto-Geral de Perícia (IGP) e avaliaram as condições técnicas dos cabos que cederam e causaram a queda da estrutura. Ainda no dia do acidente, policiais civis foram até o Camping Paraíso Verde, na localidade de Picada Verão, para colher informações iniciais.
Por conta do abalo emocional causado pelo episódio, ainda não foram marcados os depoimentos dos familiares que estavam com Gilmar na queda.
— Queremos saber como foi a dinâmica do acidente enquanto eles atravessavam a ponte. A equipe (da Polícia Civil) esteve no local, houve uma conversa preliminar (com trabalhadores do camping) e agendaremos um depoimento formal para entender. As únicas testemunhas oculares do fato até agora eram os próprios familiares. Precisamos falar com eles para entender se mais pessoas estavam lá — detalha o delegado Clovis Nei da Silva, responsável pelo inquérito.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o local não apresentou um Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), o que gerou a interdição do estabelecimento. O delegado acrescenta que, até o momento, não houve verificação do alvará de funcionamento comercial para atividades de turismo e hotelaria que o camping oferece ao público. Os laudos técnicos e químicos do IGP devem levar pelo menos 30 dias para serem concluídos.
— Dependeremos dessas análises para entender por que os cabos se romperam e outras respostas sobre a condição técnica do local — comenta o policial, sem dar uma estimativa de prazo para concluir o inquérito.
Posicionamento
A reportagem de GZH entrou em contato com o Camping Paraíso Verde via telefone e obteve como resposta a nota a seguir:
"Nota à comunidade:
O Camping Paraíso Verde, vem a público comunicar em relação ao trágico acidente no dia de hoje (domingo, 12). Que está tomando todas as medidas cabíveis para elucidar as causas e reparar as suas consequências. Estamos colaborando com as autoridades competentes e não medindo esforços para com os familiares das vítimas. Estamos todos enlutados e chocados com o ocorrido. Que Deus abençoe todos os atingidos pelo evento e os conforte.
Equipe Camping Paraíso Verde.
12 de fevereiro de 2023."