A advogada Taís Gasparian e o Instituto Tornavoz, do qual é diretora e uma das fundadoras, receberam nesta quinta-feira (1) o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2022, da Associação Nacional de Jornais (ANJ). A cerimônia de entrega foi em São Paulo, no auditório da ESPM Tech.
Taís Gasparian é especialista na área do direito civil relacionado à mídia, à publicidade e à internet. A honraria homenageia o trabalho da profissional e do Instituto Tornavoz em defender a liberdade de imprensa em um ambiente de crescentes ameaças e dificuldades ao exercício do jornalismo.
Ao receber o prêmio, a advogada disse que o Brasil enfrenta momento preocupante em relação ao cerceamento da liberdade de expressão e do trabalho com informações. E defendeu a importância da defesa especializada para garantir segurança ao exercício da atividade jornalística:
— Assistimos ao silenciamento como estratégia de combate político, estratégia essa mobilizada por diversas pessoas e grupos situados em diversas posições do espectro político. (...) Uma defesa especializada, que dê segurança aos atacados é essencial para proteger o setor e sinalizar que essa estratégia de silenciamento não vai vingar.
Presidente da ANJ e colunista de GZH, o jornalista Marcelo Rech abriu a cerimônia destacando a importância do prêmio na sua 14ª edição. Rech lembrou que a liberdade de imprensa é um direito da sociedade como um todo pela garantia de se informar e de ser informado sem restrições, e lamentou que os episódios de ameaça, agressão e censura contra jornalistas anda sejam batalhas a ser vencidas.
— Infelizmente, portanto, lamento admitir que este prêmio é mais importante do que nunca — disse Rech.