A advogada Taís Gasparian e o Instituto Tornavoz, do qual é diretora e uma das fundadoras, são os homenageados na edição 2022 do Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa, da Associação Nacional de Jornais (ANJ). A profissional é especialista na área do direito civil relacionado à mídia, à publicidade e à internet.
Conforme a entidade, os agraciados foram escolhidos pela "expansão da defesa da liberdade de imprensa em um ambiente de crescentes ameaças e dificuldades ao jornalismo". O prêmio será entregue em cerimônia prevista para o dia 1º de dezembro, em São Paulo, e será seguido de um painel.
O Tornavoz se propõe a garantir defesa jurídica para quem é alvo de processos em razão do exercício da manifestação do pensamento e da expressão, e que tenha dificuldade para contratar e remunerar advogados especializados. Em um ambiente de crescentes ameaças e dificuldades ao jornalismo, a entidade também colabora na promoção do debate e da valorização desses direitos, por meio da participação em processos estratégicos e de ações de conscientização.
— O recebimento desse prêmio, na atual conjuntura, representa um incentivo para que a luta na defesa da liberdade de imprensa e da democracia tenha continuidade — diz Taís.
Para o jornalista Marcelo Rech, presidente-executivo da ANJ e colunista de GZH, o prêmio, um dos mais respeitados da área na América Latina, "está em boas mãos".
— Com o Instituto Tornavoz, Taís e equipe abriram uma nova frente de defesa da liberdade de imprensa no Brasil, beneficiando principalmente pequenos e médios veículos, que nem sempre têm capacidade financeira de fazer frente a cercos jurídicos contra o jornalismo — afirma.