Devido à forte chuva que cai na região nordeste de Santa Catarina desde sábado (26), a maior cidade do Estado, Joinville, decretou situação de emergência na noite desta segunda-feira (28). Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Adriano Silva e a vice Rejane Gambin informaram que a decisão foi tomada após sobrevoarem a cidade com um helicóptero da Polícia Militar para verificar a situação dos alagamentos no município.
Municípios vizinhos e também paranaenses estão sofrendo com os temporais. Na noite desta segunda-feira, um deslizamento de terra atingiu veículos e bloqueou a BR-376, entre Joinville e Curitiba.
O prefeito destacou que desde sábado choveu 340 milímetros em Joinville. Ele disse que o volume de água que está descendo da serra catarinense é muito superior ao registrado dois meses atrás, quando um ciclone atingiu a região. Segundo o prefeito, a previsão é de que a chuva se prolongue até quarta-feira (30). As aulas nas escolas municipais não devem ser interrompidas.
— As aulas estão sendo mantidas de acordo com a orientação de cada escola. Regiões que estão sendo afetadas, em que o transporte escolar não pode funcionar, o transporte será suspenso, mas as escolas seguirão abertas, pois muitas vezes é o local mais seguro e o os pais poderão deixar o aluno lá. Os que não puderem ir, não serão afetados — explicou o prefeito.
Pontos de alagamento foram registrados em localidades como Morro do Meio, Vila Nova, Jardim Paraíso e Jardim Sofia. Na zona rural, as cheias impedem o acesso de moradores às próprias casas.
Com o decreto da situação de emergência, o município pode solicitar apoio financeiro ao governo do Estado. Três escolas estão funcionando como abrigo: Escola Municipal Dr. Ruben Roberto Schmidlin (Morro do Meio), Escola Municipal Prof. Avelino Marcante (Bom Retiro) e Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke (Pirabeiraba).
A vice-prefeita pediu que as pessoas que residem em regiões com riscos de deslizamentos, que se desloquem até um local seguro. Ela também pediu que as pessoas economizem água, pois há registros de desabastecimentos no município. Quem precisar de ajuda para sair de casa, pode pedir apoio ligando para a Defesa Civil, pelo 199 ou para o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Os temporais que atingem Santa Catarina e Paraná nos últimos dias causam alagamentos e deslizamentos de terra, deixando pessoas desalojadas e rodovias bloqueadas na noite desta segunda-feira. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, ao menos nove municípios enfrentavam problemas pelo temporal desde o início do dia.