O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE) sofreu ataque hacker nesta segunda-feira (26). A presidência do tribunal informou que os sistemas e o site do órgão estão fora do ar por causa da tentativa de invasão, que começou ainda na madrugada, por volta das 4h. O sistema foi desabilitado para evitar danos maiores com o ataque, segundo o TCE.
Com isso, todas as sessões e trabalhos no tribunal estão suspensos por tempo indeterminado. O presidente do TCE, Alexandre Postal, informou que os servidores estão dispensados desde as 13h desta segunda-feira.
— Nós não temos ainda uma dimensão de tudo que ocorreu. Temos uma nova reunião de direção agora às 16h30min. O tribunal está todo fora do ar, foram suspensas todas as sessões e, infelizmente, temos de aguardar para ver qual foi o estrago — comentou Postal.
O fato já foi informado ao governo do Estado, que indicou a formalização de registro na delegacia de repressão aos crimes cibernéticos, segundo o presidente do TCE. Novas informações sobre o caso deverão ser divulgadas após reunião da diretoria.