Começou nessa quinta-feira (4) o encaminhamento da primeira via do novo modelo de carteira de identidade no interior do Rio Grande do Sul. No primeiro dia de expansão do serviço foram solicitados 572 documentos. A implantação começou em 26 de julho, em Porto Alegre.
Os documentos podem ser feitos nos postos de identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e nas unidades do Tudo Fácil. A forma de atendimento para solicitação varia conforme cada município, sendo que pode ocorrer por ordem de chegada ou por agendamento prévio no site do IGP. No interior, o prazo para entrega varia de 15 a 25 dias úteis e em Porto Alegre é de 15 dias.
A maioria dos postos de identificação do IGP já está encaminhando a primeira via. Para solicitar é necessário apresentar uma certidão nascimento, casamento ou de casamento com a averbação do divórcio e informar o número do CPF, que deve estar livre de restrições junto à Receita Federal.
O documento, que utiliza o número do CPF como registro geral (RG), está disponível gratuitamente somente para primeira via. Ainda não há previsão sobre a implantação do novo modelo para a segunda via e por enquanto, elas seguem sendo encaminhadas da forma atual. O documento atual tem validade até 28 de fevereiro de 2032.
Validade
Ao contrário do documento atual, a validade do novo depende da idade do titular no momento da expedição: cinco anos para crianças de até 11 anos e 10 para quem tem de 12 a 59 anos. Já as pessoas que tem mais de 60 anos só precisarão providenciar o novo documento uma vez, pois a validade será indefinida.
Assim como no modelo atual, para inserir o número de outros documentos — carteira nacional de habilitação, título de eleitor, identidade profissional —, nome social, condições peculiares de saúde — diabetes, hemofilia ou doenças incapacitantes — ou os símbolos de acessibilidade — deficiência física, auditiva, intelectual, visual e transtorno do espectro autista —, basta apresentar os documentos ou laudos médicos comprobatórios.