Uma falha no sistema de emissão de vistos para ingresso no México está prejudicando brasileiros de todos os Estados pelo menos desde a última terça-feira (31). Estima-se que mais de 200 pessoas já tenham sido afetadas até o momento. Um grupo de passageiros realizou um protesto junto ao Consulado mexicano em São Paulo nesta tarde, mas não obteve respostas ao problema.
No começo da semana, a representação do México informou em suas redes sociais que o sistema de autorização eletrônica do Instituto Nacional de Emigração (INM) apresentava falhas e não estava processando os pedidos de cidadãos brasileiros. Além disso, o aviso dava conta de que a situação já tinha sido informada às autoridades mexicanos. Os avisos publicados no Twitter e no Instagram, no entanto, foram apagados nesta sexta-feira (3). O Consulado foi procurado pela reportagem, mas ninguém respondeu via telefone e e-mail até a publicação desta reportagem.
Entre os passageiros que não conseguiram embarcar está Matheus Leal, 25 anos, e Vitória Barbosa, 22. O casal de Porto Alegre comprou um pacote para Playa del Carmem há dois anos. A viagem ocorreria no ano passado, mas foi reagendada para esta sexta-feira (3) em razão da pandemia.
- Pretendíamos conhecer toda região em cinco dias. Além de Playa, queríamos conhecer Cancún, Tulum e as ruínas de Chichen Itza. O investimento envolveu os pacotes meu e dela e transporte para São Paulo. Mais do que o dinheiro, estamos indignados com o descaso das autoridades - conta Matheus.
Os gaúchos ficaram cientes de que o sistema de liberação de vistos para o México estava fora do ar dois dias antes do embarque. No caso deles, o visto tinha sido solicitado há várias semanas, mas, por um erro de digitação, o governo mexicano rejeitou o pedido. Portanto, o casal teria de refazer a solicitação. Após a negativa ao embarque, a companhia Copa Airlines informou que reagendaria o voo, mas mediante custo de R$ 15 mil.
Com passagens compradas desde fevereiro para viagem de lua de mel em Cancún, o casal Marina Dairce Silva Lemes, 34, e Bruno Lemes de Oliveira, 43, acredita que a companhia aérea tem parcela de culpa pela perda do voo no qual eles embarcariam nesta sexta-feira. Marina conta que eles chegaram com várias horas de antecedência ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para garantir os tíquetes e tentar resolver o problema da validação do visto:
- Fomos atendidos no guichê e as perguntas respondidas ao emitir as passagens eram iguais àquelas exigidas no sistema de emissão de vistos mexicanos, então relaxamos. Nos garantiram que não perderíamos as passagens, mas a palavra não foi cumprida e perdemos tudo ao tentar embarcar.
Já o casal Amanda Simioni, 30 anos, e Felipe Serigioli, 32, tem cerimônia de casamento marcada em um resort de Cancún, no dia 13 de junho. Moradores de Santo André, São Paulo, eles aguardam para tentar fazer o visto, com esperança de obter uma solução para o problema. No Consulado em São Paulo, foram avisados de que teriam de fazer um pedido por e-mail. Os demais convidados fizeram o visto antes da falha no sistema ser registrada ou têm visto norte-americano.
- Não sei se vamos conseguir, fomos ontem no Consulado e enviamos a mensagem solicitada, de forma separada para mim, meu marido, meu filho e minha mãe - relata Amanda.
Consultado, o Itamaraty informou que a decisão pelo impedimento de cidadãos estrangeiros entrarem no país depende unicamente da nação em questão. O México exige visto de turismo de brasileiros desde dezembro do ano passado.