Os bombeiros encerraram, nesta sexta-feira (3), as buscas por desaparecidos após os temporais que atingiram Pernambuco na semana passada. Segundo o portal G1, o corpo da última pessoa que era procurada foi localizado em Camaragibe no começo da manhã.
O total de mortos devido às chuvas no Grande Recife subiu para 128. Mais de 9,3 mil pessoas estão desabrigadas, e 31 cidades decretaram situação de emergência.
Ainda conforme o G1, a última vítima encontrada é Mércia Josefa do Nascimento, 43 anos. O corpo da irmã dela, a dona de casa Rute Soares Nascimento, 49, havia sido localizado na segunda-feira (30) — os dois filhos de Rute estavam na casa da família, atingida por uma queda de barreira, e foram resgatados com vida.
Voltou a chover forte na região do Recife na manhã desta sexta, o que aumenta o risco de novos deslizamentos ocorrerem. Ruas ficaram alagadas na capital pernambucana e em Olinda e Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana.
De acordo com Pedro Côrtes, geólogo da USP, o grande volume de chuva no Estado está sendo provocado pelo aumento dos ventos que sopram na direção do continente, típicos nesta época do ano. O fenômeno, intensificado pelo La Niña, converge massas de ar úmidas para o Norte e Nordeste, gerando as chuvas.