Subiu para 91 o número de mortos em decorrência das fortes chuvas que caem na Grande Recife, em Pernambuco, desde a última terça-feira (24), conforme balanço divulgado no final da manhã desta segunda (30). Ao menos 26 pessoas estão desaparecidas.
O volume de chuvas passou de 236 milímetros em alguns locais do Recife durante a madrugada de sábado (28) e alcançou 70% do previsto para todo o mês de maio (328,9 mm).
Mais de 32 mil famílias moram em áreas com risco de deslizamentos somente na capital pernambucana e foram orientadas a procurar um local seguro. Mais de 3,9 mil pessoas estão desabrigadas e 533, desalojadas.
Dos óbitos registrados nas últimas horas, pelo menos 20 ocorreram por conta de um deslizamento de terra no Jardim Monte Verde, bairro do Ibura, na zona sul do Recife. Duas mortes foram em Sítio dos Pintos e no Córrego do Jenipapo, na zona norte. Outras seis pessoas morreram num deslizamento de barreira em Camaragibe, na região metropolitana.
Entre as vítimas, há ao menos oito crianças. Seis delas chegaram a ser socorridas e levadas a uma unidade de pronto-atendimento (UPA), mas não resistiram.
Quatorze municípios já decretaram situação de emergência: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbauba e Camaragibe.
Visita do presidente
O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira a concessão de créditos sem incidência de juro a inscritos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) atingidos pelas fortes chuvas em Pernambuco. Em coletiva de imprensa no Recife após sobrevoar as áreas atingidas, Bolsonaro, ao lado de ministros, afirmou que o governo federal vai prestar toda a ajuda necessária.
— Tudo o que pudermos fazer para entregar diretamente para interessados, sem passar por governadores e prefeitos, faremos — declarou o chefe do Executivo.