A forte chuva do final da tarde desta segunda-feira (25) em Caçapava do Sul, na região central do Estado, levou um morador a realizar um protesto inusitado. Cobrando melhorias em um ponto tradicional de alagamentos da cidade, Ederson Mendes pegou uma canoa emprestada de uma agropecuária e circulou pelo centro da cidade.
Entre as ruas Benjamin Constant e Barão do Rio Branco, o morador aproveitou para remar. Uma estação automática do Inmet registrou 35 milímetros de chuva no período em que o vídeo foi gravado. O local tem alagamentos frequentes, conforme relatou Ederson à RBS TV.
O prefeito Giovani Amestoy da Silva disse que o alagamento ocorreu devido ao alto volume de precipitação em curto período, mas lembrou que a situação na região já foi pior, quando havia enchente e as águas entravam nas residências.
— A situação era muito pior na região, com os alagamentos muitas vezes mostrados em reportagens. Fizemos um grande investimento em 2019 e acabamos com as enchentes que invadiam as casas. Mas respeitamos qualquer crítica e protesto — disse.
Conforme o prefeito, não houve acionamento do Corpo de Bombeiros ou da Defesa Civil em meio ao temporal. Ele ressaltou ainda que vai conversar com a equipe de engenharia da prefeitura para verificar o que pode ser feito para drenar a área alagada.