Moradores da região metropolitana de Porto Alegre reclamam, nas últimas semanas, da dificuldade para agendar horários e emitir a carteira de identidade (RG). O agendamento é feito exclusivamente pela internet desde o início da pandemia, para evitar aglomerações. Nesta sexta-feira (1º), a reportagem de GZH acessou o site do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e constatou que não havia horários disponíveis nas maiores cidades do Estado.
O agendamento online é válido tanto para tirar a primeira identidade como para emitir a segunda via do documento. A professora Marisa Gomes, moradora de Gravataí, conta que vem usando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como documento oficial e decidiu fazer o passaporte, para o caso de precisar viajar para países vizinhos.
— Eu achei que seria tranquilo, mas estou há um mês tentando agendar e não consigo. Gravataí não tem posto para fazer a carteira. Tentei Porto Alegre, Cachoeirinha, Alvorada, Canoas, São Leopoldo e até Gramado, que é distante. E eu não consigo, sempre vem a mesma resposta — conta.
O IGP afirma que libera novos horários para agendamento todos os dias úteis, às 8h. Há relatos de pessoas que conseguiram agendar horário
— Depois de muitas tentativas, consegui o agendamento para fazer a segunda via em 25 de abril. Quase 30 dias para marcar uma simples segunda via de RG — desabafa o engenheiro Cláudio Weber, de Caxias do Sul.
Em consulta ao site do IGP por volta das 15h desta sexta-feira, a reportagem de GZH não encontrou datas e horários para agendamento em nenhuma das cidades da Região Metropolitana. Também não havia possibilidade de agendar em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Pelotas. Por outro lado, foram encontrados horários em municípios como Erechim, Rio Grande e Santo Ângelo.
O instituto não tem estimativa de quantas pessoas estão aguardando para emitir o documento, pois os horários são agendados pela internet. O IGP afirmou que todos os postos de identificação estão operando na capacidade máxima para atender o público e que não existe previsão para que o serviço de agendamento volte a ser presencial.
Onde havia horário*
Camaquã - para 05/05
Erechim - para 10/05
Frederico Westphalen - para 29/04
Ijuí - para 12/05
Osório - para 08/04
Rio Grande - para 12/05
Santana do Livramento - para 18/04
São Luiz Gonzaga - para 11/04
São Jerônimo - para 06/04
Santo Ângelo - para 05/04
Torres - para 08/04
* Consulta feita ao site do IGP às 15h desta sexta-feira.
GZH questionou quantos horários são oferecidos diariamente em cada cidade da Região Metropolitana. O IGP encaminhou a resposta:
Porto Alegre: 630 atendimentos.
- Departamento de Identificação - 386
- Tudo Fácil Zona Norte - 72
- Tudo Fácil Zona Sul - 72
- Marcações pelo telefone- 100
Pelo site:
Alvorada - 23 atendimentos
Cachoeirinha - 46 atendimentos
Canoas - 68 atendimentos
Gramado - 23 atendimentos
Guaíba - 24 - atendimentos
Novo Hamburgo - 54 atendimentos
Osório - 23 atendimentos
São Jerônimo - 23 atendimentos
São Leopoldo - 36 atendimentos
Sapucaia do Sul - 27 atendimentos
Torres - 24 atendimentos
Tramandaí - 24 atendimentos
Viamão - 24 atendimentos
Total: 1.049 por dia