Aguardada há quase uma década, a construção da Barragem de Arvorezinha, em Bagé, está prestes a sair do papel. O município da região da Campanha começou a receber as máquinas e os equipamentos que serão utilizados na obra. Os trabalhos serão executados pelo Exército Brasileiro, por meio do 1º Batalhão Ferroviário, de Lages (SC).
Conforme o 4º Grupamento de Engenharia, que coordena a operação, os trabalhos ainda iniciais se concentram na construção do canteiro de obras, onde serão alojados os envolvidos na construção. A expectativa é de que as demais etapas comecem a partir da primeira semana de abril.
O cronograma prevê escavação do canal de aproximação, construção do vertedouro e tomada d’água, escavação do canal de descarga, além de serviços de terraplenagem para construção da ensecadeira e da barragem propriamente dita.
A previsão de término da obra é para março de 2026. O investimento será de R$ 55,9 milhões.
Com obras paradas desde 2013, quando foi embargada, a construção da barragem teve início ainda no início do primeiro governo de Dilma Rousseff, em 2011.
A barragem é aguardada no município para resolver os problemas frequentes de falta de água. Nos últimos anos, os moradores têm enfrentado vários períodos de racionamento agravados pelas estiagens. Em 2021, a escassez hídrica obrigou a contingenciamento de 12 horas por dia sem água.
— Essa obra resolve em definitivo o problema de desabastecimento e consumo de água pela população de Bagé. São mais de 320 hectares de área de alague, ou seja, estará entre as maiores barragens do Estado. Com isso, além de resolver o problema, passamos a ter uma perspectiva da instalação de indústria e de novos empreendimentos justamente pela suficiência hídrica que passaremos a ter — afirma o prefeito de Bagé, Divaldo Lara.
Conforme o prefeito, o município já efetuou pagamento de mais de R$ 4 milhões ao Exército para a compra de máquina e insumos para a primeira fase da obra. A mobilização inicial prevê 50 militares envolvidos, mas deve chegar a cem homens trabalhando no canteiro no ápice do empreendimento.
Enquanto isso, a construção em Bagé compete com outra obra em andamento no Estado. O destacamento de Lages também está trabalhando na duplicação de trecho da BR-116. A previsão é de concluir os serviços na rodovia em março de 2023.